quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A linda Igreja de São Francisco - Salvador, BA

Quando eu entrei na Igreja de São Francisco, eu não tinha idéia do que estava por vir...só sabia que era uma igreja bonita de salvador e posicionada bem na parte turística de Salvador. E quando vi aquela arquitetura, a riqueza dos detalhes, quantos santos, anjos, aquela iluminação bem posicionada...eu fiquei realmente emocionado. Que Igreja linda! QUe lugar! Só sei que ficamos praticamente o tempo de um casamento lá dentro. E cheguei a ouvir um senhor com sotaque baiano falando: "A Neta do Antonio Carlos Magalhães casou aqui, mas separou logo logo...o importante não é uma igreja tão grande, tão rica e sim o tamanho do Amor...isso sim que importa! " - também concordo com ele. Mas que deve ser incrível fotografar um casamento numa igreja dessa...isso eu não tenho duvidas! A Igreja mais linda que eu já entrei até hoje! Noivas de Salvador...quero fotografar um casamento na igreja de São Francisco. Quem sabe elas não me escutam né?

Um pouquinho da história da arquitetura da Igreja São Francisco, Salvador, Bahia:

A Igreja de São Francisco é famosa sobretudo por sua exuberante decoração interna. Quase todas as superfícies do interior - paredes, teto, colunas, capelas - são recobertas em ouro e jacarandá, com intrincados entalhes e douraduras. Nos florões, frisos, arcos e volutas, vemos inúmeras figuras de anjos e pássaros. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, feitas entre 1733 e 1737.

A planta da igreja é incomum: tem três naves, ao contrário das demais construções religiosas franciscanas que têm uma nave só. A fachada é voltada para um grande largo onde levantaram um cruzeiro; as duas torres laterais são relativamente simples e o volume central é mais decorado, especialmente no frontão, o que torna sua arquitetura um belo exemplo da arte colonial brasileira.
Na sacristia, na entrada e no altar estão os célebres azulejos retratando cenas alusivas à vida de São Francisco de Assis, seu nascimento e renúncia aos bens materiais; foram pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria portuguesa.

É das mais ricas do Brasil e há quem a considere o mais belo exemplo do Barroco português em todo o mundo, o que é bastante expressivo se nos lembrarmos que os portugueses deixaram também sua marca na Ásia e na África.

Fonte: Blog do Noblat




No próximo post: Praia do Forte - BA

Fotos: Paulo Herédia e Fran Sartor

Um beijo!

5 comentários:

Beth Ribeiro disse...

Nossa, linda demais! Riqueza!

Ana Clara Miranda disse...

Adoro dourado e muito rococó! ;)
Barroco way of life! rs

PATRICIA HERÉDIA disse...

Nossa que igreja maravilhosaaaaaaaa!As fotos estão o máximo!Beijossssssssss

Kelly Fontes disse...

UAU!!!! Que fotos!!! A Igreja é belíssima mesmo! Ótimas fotos!
Bjs

CONCEICAO disse...

QUE IGREJA LINDAAAAAAAAAAAAAAA!!!
FOTOS DE SE EMOCIONAR, MARAVILHOSA!!!
PARABENS!