Um pouquinho da história da arquitetura da Igreja São Francisco, Salvador, Bahia:
A Igreja de São Francisco é famosa sobretudo por sua exuberante decoração interna. Quase todas as superfícies do interior - paredes, teto, colunas, capelas - são recobertas em ouro e jacarandá, com intrincados entalhes e douraduras. Nos florões, frisos, arcos e volutas, vemos inúmeras figuras de anjos e pássaros. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, feitas entre 1733 e 1737.
A planta da igreja é incomum: tem três naves, ao contrário das demais construções religiosas franciscanas que têm uma nave só. A fachada é voltada para um grande largo onde levantaram um cruzeiro; as duas torres laterais são relativamente simples e o volume central é mais decorado, especialmente no frontão, o que torna sua arquitetura um belo exemplo da arte colonial brasileira.
Na sacristia, na entrada e no altar estão os célebres azulejos retratando cenas alusivas à vida de São Francisco de Assis, seu nascimento e renúncia aos bens materiais; foram pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria portuguesa.
É das mais ricas do Brasil e há quem a considere o mais belo exemplo do Barroco português em todo o mundo, o que é bastante expressivo se nos lembrarmos que os portugueses deixaram também sua marca na Ásia e na África.
Fonte: Blog do Noblat
No próximo post: Praia do Forte - BA
Fotos: Paulo Herédia e Fran Sartor
Um beijo!
5 comentários:
Nossa, linda demais! Riqueza!
Adoro dourado e muito rococó! ;)
Barroco way of life! rs
Nossa que igreja maravilhosaaaaaaaa!As fotos estão o máximo!Beijossssssssss
UAU!!!! Que fotos!!! A Igreja é belíssima mesmo! Ótimas fotos!
Bjs
QUE IGREJA LINDAAAAAAAAAAAAAAA!!!
FOTOS DE SE EMOCIONAR, MARAVILHOSA!!!
PARABENS!
Postar um comentário